Para alterar dado em um banco relacional sql server:
1º passo (criar uma consulta que apareça apenas os dados que deseja alterar)
A primeira coisa é ter certeza do dado que você quer alterar, para isso, utilize o where para garantir que o que será alterado, será somente o que você realmente precise que seja alterado.
Neste exemplo, dei um select na tabela que quero para estudar os dados e montar meu where que será baseado em duas colunas SECAODESATIVADA ser igual a 0 que significa neste caso que esta ativo, e na coluna CODIGO, os dados que quero alterar necessariamente precisam começar com 0.098.
Assim, vi que neste exemplo serão 74 linhas retornadas na consulta abaixo:
SELECT *
FROM PSECAO
WHERE SECAODESATIVADA = 0
AND CODIGO LIKE '0.098%'
2º passo
Recomendo realizar a alteração primeiro no banco de testes e depois no de produção conforme exemplificado na imagem acima.
Primeira etapa é selecionar apenas a palavra BEGIN TRAN e executar (F5)
Irá aparecer uma mensagem se a conexão para alteração tiver se estabelecido: "Commands completed successfully."
Usamos o BEGIN TRAN para abrir uma conexão de alteração com o banco, ou seja, o banco fica aguardando nos próximos instantes a alteração de dados. (Quem estiver com alguma consulta rodando, funcionará normalmente).
3º passo: "UPDATE" "SET" até o "WHERE" e executar (F5)
A alteração será realizada.
4º passo: digite select * from where para ver se de fato os dados foram alterados como era esperado, se sim, COMMIT para gravar os dados em definitivo no banco.
Para prosseguir com a alteração após executar o UPDATE, execute o COMMIT e aguarde a mensagem de confirmação conforme imagem acima.
Ao executar o COMMIT, não é possível voltar atrás, os dados selecionados no where serão alterados e automaticamente o COMMIT fecha a conexão de alteração estabelecida.
Para retornar (CTRL + Z) execute ROLLBACK pois além de retornar para os dados que estavam, ele também serve para fechar a conexão que abrimos com o BEGIN TRAN.
É necessário realizar o fechamento da conexão de alteração estabelecida para melhor funcionamento do banco.
Outro exemplo: