Para quem esta acostumado com o Power BI (tipo eu kk), aplicativos no qlik sense são tipo arquivos, workspace, e dentro deste local, no Qlik é preciso criar as pastas, que podemos traduzir para páginas de relatórios, rs.
Bora lá!
Em hub do Qlik Sense clique no canto superior direito em "criar novo aplicativo"
Após ter criado o app, clique em "Editor de carregamento de dados" que é o carregamento de dados via script. A opção acima "Adicionar dados de arquivos e outras fontes" tem o layout mais amigável, basta "arrastar e soltar", porém, é limitado quando comparado com o editor de carregamento de dados (ilimitado)
Este script vem como modelo padrão dos dados de acordo com o idioma do sistema operacional que Qlik Sense foi instalado, em uma seção "Main".
Seções são etapas (sequências) do script a serem lidas e executadas pelo Qlik na ordem em que estão posicionadas.
Antes de carregar o dado, é preciso criar uma conexão, para isso, clique em Criar nova conexão no canto superior direito, Pasta
Clique na seta em amarelo conforme imagem abaixo para inserir o caminho da pasta que queremos que o Qlik Sense leia os dados.
Nesta mesma página, é preciso criar um nome para a conexão que estamos criando conforme imagem abaixo:
Com a conexão criada, clique em selecionar dados conforme imagem abaixo:
Selecione a planilha que deseja carregar
Nas opções em "Tabelas", selecione quais são as planilhas (abas) que você deseja carregar, e no canto inferior direito terá a opção de: "Inserir script"
O script de carregamento ficará conforme os nomes das colunas dos seus arquivos.
Clique em "Carregar dados" no canto superior direito
Clique em "Analisar" e depois em "Editar pasta" no canto superior direito
Em "Ativos" são os campos que compõe as tabelas (entidades) e seus atributos (colunas)
Para checar se os relacionamentos das tabelas estão corretos, clique em "Visualizador do modelo de dados " e veremos na imagem abaixo que o Qlik Sense criou o relacionamento de 1 para muitos, ou seja, como o nome dos atributos (colunas) são iguais, foi criado o relacionamento automaticamente.
Agora sim vamos conseguir visualizar os dados em forma gráfica, para isso, clique na "gráficos"
e escolha o gráfico que desejar. No exemplo que estou trazendo, trouxe o filtro para o topo e 4 gráficos de KPI conforme imagem:
Podemos arrastar e soltar os atributos dentro das caixas que criamos, ou manuseá-lo pela barra à direita.
Em KPI clico em "Incluir medida" e no atributo "Valor" o Qlik Sense vem com 5 medidas padrão de agregação, somar, contar, máximo, mínimo e média.
Com isso, podemos visualizar os dados da nossa tabela e verificar qual gráfico é mais adequado para trazer determinado dado, qual medida e ir testando para que fique uma visualização melhor para o usuário final.