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Foto do escritorAmanda Nascimento

Classes em Python (POO)

Atualizado: 20 de nov.


Se você já passou pelos princípios de Python funções, laços (For e While) e condicionais (if, elif e else), esta na hora e começar a estudar sobre classes (POO - Programação Orientada a Objetos)


Classe é como se fosse um "molde" para criar objetos, definindo um conjunto de propriedades (atributos) e comportamentos (métodos) que os objetos criados a partir dela terão.

A classe é como se fosse uma extensão das funções (que podem ter 1 ou + tarefas), porem além das características de uma função, a classe possui atributos (variáveis) e métodos (ações de um objeto)


Objeto é uma instância dessa classe (algo concreto). Ele é criado a partir da classe, e a partir desse ponto, ele tem atributos (dados específicos) que são as características que o objeto vai ter (ex: nome, idade) e métodos que são as ações que o objeto pode realizar (ex conforme imagem abaixo: latir, envelhecer).






Quando criamos um objeto a partir de uma classe, usamos o que é chamado de construtor. Em Python, o construtor é o método especial init(), que serve para inicializar os atributos do objeto. O método init() serve para configurar esses atributos quando o objeto é criado.





Método para ser executado em todos os objetos:





Métodos em classes


As classes podem conter vários tipos de métodos:


🛑 Método Construtor: (.__init__) é chamado automaticamente quando uma nova instância da classe é criada. Ele é usado para inicializar os atributos do objeto.

(inicializa atributos)



🛑 Método de Instância: Métodos que operam em uma instância da classe. Eles podem acessar e modificar os atributos do objeto. Todos os métodos de instância têm o primeiro parâmetro como self, que refere-se à própria instância.

 Operam sobre instâncias (ex: latir).



🛑 Método de Classe: Métodos que têm acesso à própria classe e podem modificar o estado da classe. Eles são definidos com o decorador @classmethod e o primeiro parâmetro é normalmente chamado de cls.

Acessam/modificam o estado da classe (ex: obter_total_cachorros).





🛑 Método Estáticos: Não operam em uma instância ou classe específica. Eles são definidos com o decorador @staticmethod e não têm acesso a self ou cls. São úteis quando você precisa de uma função que não depende do estado do objeto ou da classe.

Não acessam nem instância nem classe (ex: fazer_som).




🛑 Métodos Mágicos:  Métodos que têm nomes especiais que começam e terminam com dois sublinhados (__). Eles são usados para definir comportamentos especiais em classes, como adição, comparação e representação de strings. Além de init, exemplos incluem:


  • str: Define como a instância deve ser representada como uma string.

  • repr: Fornece uma representação mais detalhada da instância.

  • len: Define o comportamento da função len() para a instância.

(Comportamentos especiais, como str, len, etc.)




Herança


A partir do momento que já temos uma classe criada, podemos criar outras classes a partir desta, ou seja, herança é reaproveitar funcionalidades de uma classe base (classe pai), e a classe filha, herdará funcionalidades da classe pai.




Polimorfismo (muitas formas)


O polimorfismo se refere a capacidade de objetos de diferentes classes serem tratados como objetos de uma classe base comum. No contexto da POO (Programação Orientada a Objetos) o polimorfismo permite que um mesmo método ou operação tenha diferentes comportamentos dependendo do objeto que o chama.

Isso é feito por meio da definição de métodos na classe base e sua especialização nas classes derivadas. Com o polimorfismo, é possível escrever script que opere com objetos de maneira genérica, e esses objetos responderão de acordo com suas próprias implementações.





Podemos passar diferentes tipos de Animal para a função:



A função fazer_animal_emitir_som não se preocupa com o tipo específico do Animal que recebe. Ela apenas sabe que qualquer objeto do tipo Animal terá um método emitir_som.

Cada classe derivada (Cachorro e Gato) implementa sua própria versão do método emitir_som, permitindo comportamentos diferentes para a mesma função. Essa é a essência do polimorfismo.

Assim, o polimorfismo permite que a mesma função (fazer_animal_emitir_som) execute diferentes comportamentos, dependendo do tipo do objeto que recebe (classe derivada). Isso é possível porque as classes derivadas (subclasses) Cachorro e Gato herdam da classe base Animal e redefinem o método emitir_som, permitindo uma "interface" comum para todos os Animais, mas com resultados específicos.


class Animal: #classe base
    def __init__(self, nome):
        self.nome = nome

    def emitir_som(self):
        return "Algum som genérico"

    def __str__(self):
        return f"Animal: {self.nome}"


class Cachorro(Animal): #classe derivada
    def emitir_som(self):
        return "Au Au"

    def __str__(self):
        return f"Cachorro: {self.nome}"
    
class Gato(Animal): #classe derivada
    def emitir_som(self):
        return "Miau"

    def __str__(self):
        return f"Gato: {self.nome}"
    

#polimorfismo
def fazer_animal_emitir_som(animal):
    print(animal.emitir_som())


cachorro = Cachorro("Rex")
gato = Gato("Felix")
animal_generico = Animal("Animal Genérico")

fazer_animal_emitir_som(cachorro)        # Saída: Au Au
fazer_animal_emitir_som(gato)            # Saída: Miau
fazer_animal_emitir_som(animal_generico) # Saída: Algum som genérico

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