top of page

Indicador YTD (Acumulado ano)


Em tradução literal, o termo inglês year to date (YTD) significa “ano até à data”. Porém, no mercado, ele é melhor adaptado à expressão “no acumulado do ano”, analisando uma mudança em relação ao início do ano (geralmente 1º de janeiro).

Como o acumulado do ano (YTD) é usado
Se alguém usar YTD como referência do ano civil, significa o período de tempo entre 1º de janeiro do ano atual e a data atual. Se eles usarem YTD para uma referência de ano fiscal, eles significam o período de tempo entre o primeiro dia do ano fiscal em questão e a data atual.

Um ano fiscal é um período de tempo que dura um ano, mas não necessariamente começa em 1º de janeiro. É usado por governos, corporações e outras organizações para fins de contabilidade e auditoria externa.

Por exemplo, o governo federal observa seu ano fiscal de 1º de outubro a 30 de setembro de1e o ano fiscal da Microsoft é de 1º de julho a 30 de junho.2

É comum que organizações sem fins lucrativos tenham um ano fiscal de 1º de julho a 30 de junho.


Como calcular:

Por exemplo, suponha que seu portfólio começou o ano em $ 1.000 e atualmente tem um valor de $ 1.030 em 30 de setembro. Divida $ 1.030 por $ 1.000 para obter 1,03 e aumente à potência de 1,33 (12/9) para obter 1,04. Assim, sua carteira caminha para um crescimento anualizado de 4%.


Qual é a diferença entre o mês até a data e o ano até a data? O acumulado do mês inclui uma advertência importante quando usado nos negócios. Aqui, o mês até a data refere-se ao primeiro dia do mês até o último dia útil antes da data atual especificada. Por exemplo, se hoje fosse 21 de agosto, o acumulado do mês seria igual a 1º de agosto a 20 de agosto. Isso ocorre porque os negócios não foram finalizados para o dia atual. O acumulado do mês é usado para métricas semelhantes às do acumulado do ano, como medir ganhos, retorno e receita.


Medida de Faturamento YTD (Acumulado no ano)

Faturamento YTD = CALCULATE(SUM(Vendas[Faturamento]), DATESYTD(Calendario[Data]))



Explicação:
Faremos a soma da coluna de faturamento, considerando o filtro dado pela fórmula year-to-date (DATESYTD), que vai retornar para a gente a soma até certa data.
Como temos valores de vendas entre 2016 e 2018, teremos as somas mensais, acumuladas mês a mês, começando em janeiro e terminando em dezembro de cada ano. Ela vai ser zerada a cada ano, para dar o faturamento acumulado no ano.
Iremos escolher a coluna de datas da tabela calendário porque ela contém todas as datas limites que envolvem as operações da empresa (do primeiro mês do ano mais antigo ao último mês do último ano em que tivermos vendas).


PRINCIPAIS CONCLUSÕES

YTD refere-se a um período de tempo que começa no primeiro dia do ano civil atual ou ano fiscal até a data atual.
Algumas agências e organizações governamentais têm anos fiscais que começam em uma data diferente de 1º de janeiro.
A análise YTD é útil para os gerentes revisarem as demonstrações financeiras intermediárias em comparação com as demonstrações financeiras históricas YTD.


CONCLUSÃO

O acumulado do ano (YTD) representa uma forma de medir o progresso financeiro de uma empresa. Em vez de esperar pelos números do final do ano, a empresa pode simplesmente analisar as tendências de desempenho ao longo do ano. Isso representa uma maneira simples e direta de avaliar o progresso ao longo do tempo.




© 2017-2024  Criado e desenvolvido por Amanda Nascimento. 

  • Discord
  • GitHub
  • youtube
  • LinkedIn Amanda
bottom of page