Em tradução literal, o termo inglês year to date (YTD) significa “ano até à data”. Porém, no mercado, ele é melhor adaptado à expressão “no acumulado do ano”, analisando uma mudança em relação ao início do ano (geralmente 1º de janeiro).
Como o acumulado do ano (YTD) é usado
Se alguém usar YTD como referência do ano civil, significa o período de tempo entre 1º de janeiro do ano atual e a data atual. Se eles usarem YTD para uma referência de ano fiscal, eles significam o período de tempo entre o primeiro dia do ano fiscal em questão e a data atual.
Um ano fiscal é um período de tempo que dura um ano, mas não necessariamente começa em 1º de janeiro. É usado por governos, corporações e outras organizações para fins de contabilidade e auditoria externa.
Por exemplo, o governo federal observa seu ano fiscal de 1º de outubro a 30 de setembro de1e o ano fiscal da Microsoft é de 1º de julho a 30 de junho.2
É comum que organizações sem fins lucrativos tenham um ano fiscal de 1º de julho a 30 de junho.
Como calcular:
Por exemplo, suponha que seu portfólio começou o ano em $ 1.000 e atualmente tem um valor de $ 1.030 em 30 de setembro. Divida $ 1.030 por $ 1.000 para obter 1,03 e aumente à potência de 1,33 (12/9) para obter 1,04. Assim, sua carteira caminha para um crescimento anualizado de 4%.
Qual é a diferença entre o mês até a data e o ano até a data? O acumulado do mês inclui uma advertência importante quando usado nos negócios. Aqui, o mês até a data refere-se ao primeiro dia do mês até o último dia útil antes da data atual especificada. Por exemplo, se hoje fosse 21 de agosto, o acumulado do mês seria igual a 1º de agosto a 20 de agosto. Isso ocorre porque os negócios não foram finalizados para o dia atual. O acumulado do mês é usado para métricas semelhantes às do acumulado do ano, como medir ganhos, retorno e receita.
Medida de Faturamento YTD (Acumulado no ano)
Faturamento YTD = CALCULATE(SUM(Vendas[Faturamento]), DATESYTD(Calendario[Data]))