Primeiramente, para que uma linguagem possa funcionar no seu computador, é preciso instalá-la e para que você possa manusear esta linguagem é preciso um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados).
A linguagem que iremos instalar é o T-SQL que foi desenvolvido pela Microsoft baseada na linguagem SQL desenvolvida na década de 70 na IBM é utilizada para Microsoft SQL Server e Azure SQL Database.
O SQLServer express é uma versão gratuita para poucos usuários (considere poucos usuários em torno de 10 a 15 pessoas). É importante ressaltar que existem outras edições do SQLServer e aqui estamos falando apenas da versão gratuita e mais simples disponibilizada.
Primeiro passo é entender que precisamos instalar a linguagem SQL Server na sua máquina + um gerenciador para manipular o banco de dados.
Para utilizar um SGBD e o SQLServer, clique no link abaixo ou vá até o site da Microsoft e procure por SQL Server Express.
Para instalar/criar um servidor local:
Nesta tela, a informação de "cadeia de conexão" será importante para que possamos realizar conexões no nosso banco, por tanto, copie e cole em um bloco de notas.
Após instalarmos o SQLServer, agora precisamos instalar o SSMS, e nesta mesma tela acima, em opções no rodapé, contem a opção de instalar o SSMS (SQLServer Management Studio).
O SSMS é um gerenciador de banco de dados, e é através dele que iremos nos conectar com o nosso banco.
Após a instalação da linguagem sqlserver no computador e o gerenciador (SGBD-SSMS), vamos abrir o Management Studio (SGBD-SSMS):
Conectar | Mecanismo de Banco de Dados | Conectar | Mecanismo de Banco de Dados
Insira o nome do servidor criado. Esta informação é a mesma que orientei a copiar e colar em um bloco de notas.
Em Criptografia, coloque como Opcional e clique em conectar.
A partir de agora, criamos um servidor local e que estamos conectados:
Databases padronizadas SQL Server
Por padrão as databases vem nestas configurações:
🔸 Master: Banco de dados mestre. Armazena as informações de metadados de toda a instância, configurações do servidor, informações de todos os bancos da instância e as informações de inicialização.
🔸 Model: É um guia ou um modelo para os bancos de dados que serão criados. Tipo um CTRL+C CTRL+ V para levar as configurações de backup, etc.
🔸 Msdb: É um banco que armazena o serviço SQL "height" e o local onde são armazenados os dados. É usado para programação de aleras e jobs.
🔸 Tempdb: Área de memória para retenção de objetos temporários ou conjunto de resultados de caracter intermediário.
Criar uma DATABASE utilizando SQL Server
Para criar um database para começar a construir/importar tabelas use: CREATE DATABASE NOME.
No site da Microsoft constam mais detalhes elaborados:
Criar Tabelas
Para criar tabelas, veja mais detalhes no post que fiz clicando aqui