top of page
Foto do escritorAmanda Nascimento

LED e resistor


LED



LED (do inglês, Light Emitting Diode) é um diodo emissor de luz, basicamente é uma lâmpada que consome pouca energia. Por seu baixo consumo, está se tornando cada vez mais comum o seu uso em casas e iluminação pública.

O LED, assim como alguns componentes, possui um lado positivo “+” e um lado negativo “-“, essa característica também é conhecida como polaridade. Para esses componentes, se ligar de modo invertido, ele não irá funcionar e pode até acabar danificando o componente. O LED possui duas “perninhas” que chamamos de terminais. A haste maior do LED é o lado positivo e a menor é o lado negativo. Você pode ver também uma indicação pelo próprio formato da parte de translúcida do LED que possui um lado mais achatado, que é o lado negativo enquanto o lado arredondado é o positivo.


Pinagem LED


A montagem correta de um LED em uma protoboard é feita como mostrado na figura abaixo. Os dois terminais do LED não podem ficar na mesma coluna da protoboard, lembrando que os furos das colunas são conectados entre si na vertical. Esse mesmo princípio de montagem se aplica também a outros componentes do kit.




Resistor


Resistores são componentes eletrônicos passivos que têm a função principal de limitar ou controlar o fluxo de corrente elétrica em um circuito. Eles são projetados para ter uma resistência elétrica específica, medida em ohms (Ω), e essa resistência determina o quão difícil é para a corrente elétrica fluir através deles.


 

Os resistores têm diferentes valores de resistência, quanto mais alta a resistência, mais ele irá limitar a corrente que passa por ele. O valor do resistor é fixo e é indicado pelas faixas de cores pintadas nele. 


Como o resistor não possui polaridade como os LEDs, portanto você pode ligar um resistor em qualquer sentido, tanto faz o lado que é conectado seus terminais. Pois ele não tem lado positivo ou negativo.



bottom of page