O gogole colab é uma ferramenta muito útil para treinar Python sem ter que instalar nada na máquina local que permite escrever e executar códigos em Python através de um navegador, sem precisar instalar nenhum software adicional. Ele funciona usando uma máquina virtual, que é basicamente um sistema virtual que simula um computador.
Para acessar, é necessário ter uma conta no gmail e estar logado.
Clique aqui para acessar o ambiente.

Com o google colab aberto, precisaremos criar um notebook para poder inserir scripts nele.
Clique em novo notebook.
O notebook é um ambiente interativo que combina várias informações, como código, texto, equações matemáticas e visualizações de dados. Lembrando que, uma vez conectado, precisamos manter o Colab ativo, porque se perdermos a conexão com a internet, também perderemos a memória de execução das células.
É possível verificar que já estamos conectados, porque há uma marcação de seta/check em verde no canto direito da tela e, ao lado dela, a informação de memória e consumo: "RAM" e "Disco".
O legal do do google colab é que podemos ir executando o código parte por parte em células.
No exemplo abaixo digitei 30 em uma célula e cliquei no "Play" e o resultado foi 30.

Você consegue perceber que sua máquina virtual foi encerrada quando o indicador de conexão na aba superior direita está em espera para Conectar.
Para conectar novamente a máquina, basta clicar no botão Conectar e esperar que seja feita uma nova conexão. Também é preciso rodar todas as células de criação e manipulação de variáveis criadas e executadas antes da máquina virtual ter sido expirada para que elas possam ser usadas.