Primeiros passos em Python...
Instale o VSCode, crie uma pasta em qualquer lugar, abra a pasta e crie um arquivo colocando a extensão dele como .py.
Detalhe importante no inicio do aprendizado é saber utilizar comentários e podemos utilizar """ (3x aspas duplas) como também podemos utilizar o #.
1️⃣ Exemplo:
Criei duas variáveis (Uma variável é um espaço de armazenamento que é usada para guardar um valor. Ela possui um nome único que é utilizado para referenciá-la e acessar o valor que está armazenado nela.)
Variável numero que receberá um número inteiro (int)
Variável resultado para armazenar a variável número + 1
Input para que o usuário insira algum dado
Print para que ao executar o programa, imprima na tela a variável resultado.
Obs: O círculo em branco ao lado do título do arquivo, significa que foi feita alterações no arquivo e não salvou. CTRL + S

Saída:
Digite um numero: 7
o resultado é: 8
2️⃣ Exemplo:
Ao invés do resultado somar + 1, neste exemplo, o computador irá escolher um número aleatório entre 1 a 100 e realizar a soma com o número que o usuário digitou.

""" Importando a função randint da biblioteca (módulo) random"""
from random import randint
numero = int(input('Digite um numero: '))
aleatorio = randint(1,100) #Iniciando a escolha entre 1 a 100
resultado = numero + aleatorio
print (f'o resultado é: {resultado} pois é a soma de {numero} + {aleatorio}')
3️⃣ Exemplo:
Inserindo um if para classificar o valor do nosso resultado

from random import randint
numero = int(input('Digite um numero: '))
aleatorio = randint(1,100) #Iniciando a escolha entre 1 a 100
resultado = numero + aleatorio
if resultado > 90:
print('Numero maior que 90')
elif resultado > 70:
print("Numero maior que 70")
elif resultado > 30:
print("Numero maior que 30")
else:
print("Numero menor que 30")
print (f'variável numero: {numero} variavel aleatório: {aleatorio}')
Saída:
Digite um numero: 1
Numero maior que 30
variável numero: 1 variavel aleatório: 40