Atualmente existem dois tipos de licenciamentos no sqlserver que são:
🎫 Core: Baseado nos núcleos que o seu servidor tem
Ex um servidor que tem o processador six core, neste caso esse processador e servidor vai conter 6 núcleos aos quais precisam ser licenciados neste modelo por core.
Quando falamos de licenciamento por core, existem 2 sub divisões que podemos fazer:
Em relação a máquinas físicas (É necessário licenciar todos os cores existentes dentro) Uma única licença do sqlserver cobre dois cores, ou seja, 1 par de core. No exemplo de six core, precisariamos de 3 licenças para cobrir os 6 núcleos existentes.
Em relação as máquinas virtuais
Consigo alocar apenas uma parte dos recursos.
🎫 Cal é baseado no número máximo de conexões simultâneas que vai acontecer naquele ambiente de banco de dados slqserver. As conexões podem ser divididas em dispositivos (device) ou em usuários.
Neste modelo, você terá uma taxa de servidor que vai permitir com que você possa utilizar todos os núcleos disponíveis naquele servidor para utilização do sqlserver e você também irá precisar de uma licença a parte para cada conexão simultânea que existir naquele ambiente.
Exemplo: Uma empresa que precisa implantar no sqlserver, precisa comprar licença standart para utilizar com até 10 usuários simultâneos. Neste exemplo compensa financeiramente muito mais você utilizar o licenciamento por cal por usuário do que adquirir a licença no modelo core (por núcleo)